domingo, 23 de novembro de 2008

A Folha está blefando?

Deu hoje na coluna do ombudsman da Folha, Carlos Eduardo Lins da Silva.

Afinal, o que Soninha adoraria?

A vereadora e colunista desta Folha, Soninha Francine, recorreu ao ombudsman para reclamar do título de reportagem publicada por este jornal em 30 de outubro: "Soninha afirma que "adoraria" participar da equipe de Kassab".

A frase passou a circular como argumento político contra ela, que afirma ter dito o contrário. "Disse que adoraria ter poder, mas isso não significa que aceitaria participar da "equipe de Kassab" (expressão que nunca usei) porque não poderia ter certeza de que isso significa ter poder de fato".

Mandei a queixa à Redação, que respondeu: "O título está correto e a reportagem reproduz textualmente declaração da vereadora, gravada".

A vereadora rebateu: "Nenhum trecho da entrevista -gravada, ótimo!- trará frase em que afirme que adoraria fazer parte da equipe de Kassab. Poder Executivo não é sinônimo de equipe do Kassab".

A Redação voltou a sustentar o título, "correto e honesto". A queixosa pediu "o arbítrio do ombudsman", que solicitou acesso à gravação ou sua transcrição, o que lhe foi negado, sob o argumento de que a ele "cabe criticar o jornal, mas suas sugestões e observações não têm caráter deliberativo".

Nunca sonhei que tivessem. Mas para emitir opinião justa e conscienciosa, precisaria ter todos os elementos. Com os de que disponho agora, considero que a Folha, no título em questão, distorceu as declarações da entrevistada.

Nenhum comentário: