domingo, 25 de março de 2007

Dicas do Blog: Curso de Jornalismo Gráfico na Folha

Inscrições para curso de jornalismo gráfico na Folha vão até 15 de maio
Seleção tem teste de conhecimentos gerais e habilidade específica e entrevistas
Voltado para estudantes e profissionais interessados na área visual da comunicação, o curso vai ensinar a desenhar páginas e fazer infografias (gráficos, mapas e tabelas). Os participantes também aprenderão a utilizar softwares usados pelo jornal, como Photoshop, Freehand, QuarkXpress, InDesign, Illustrator e Hermes.
O treinamento, patrocinado pela Philip Morris Brasil e pela Odebrecht, inclui discussões com jornalistas da Folha sobre como produzir elementos gráficos que, além de bonitos, sejam informativos, claros e didáticos.

Seleção
Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha no site do programa: www.folha.com.br/treinamento.
A seleção compreende um teste de conhecimentos gerais e habilidade específica e entrevistas. De oito a dez participantes farão o programa, que deve durar dois meses, em horário integral, no segundo semestre deste ano.

Redação e reportagem
Estão abertas também inscrições, até 5 de julho, para o 45º Programa de Treinamento em Jornalismo Diário, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2008.
Para se inscrever, é preciso preencher a ficha que está na internet, no site do programa de treinamento (www.folha.com.br/treinamento).
A seleção para o 44º programa, previsto para o segundo semestre deste ano, está em curso. As fichas estão sendo analisadas e, até o final deste semestre, cerca de 150 candidatos devem ser convocados para os testes. Outras informações sobre o treinamento podem ser obtidas no site do programa.

Jornal dá início a nova turma de trainees
Começou nesta semana a 43ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha. Criado em 1988, o curso tem como objetivo selecionar profissionais talentosos e ensiná-los a trabalhar em jornal diário.
Durante três meses, os participantes fazem exercícios, conversam com editores da Folha e fazem cursos de história, português, direito e investigação jornalística.
As atividades podem ser acompanhadas no blog do programa de treinamento (http://novoemfolha.folha. blog.uol.com.br/).
A 43ª turma, patrocinada pela Philip Morris Brasil e pela Odebrecht, vai participar do 2º Congresso Internacional da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), em abril, em São Paulo.

Como resultado do que aprendem no treinamento, os trainees produzem cadernos que podem ser lidos on-line (www.folha.com.br/061633).

Nenhum comentário: