segunda-feira, 12 de março de 2007

estado com minúscula? Veja diz que sim

"Questão de estado": Veja muda "Manual de Redação" e passa a grafar "estado" com letra minúscula
A revista Veja optou por reescrever as regras gramaticais da língua portuguesa e alterou uma regrinha de seu "Manual de Redação".

A partir da edição desta semana, a publicação passou a grafar a palavra "estado" com letra minúscula, contrariando a orientação de dicionários como o "Aurélio" e o "Houaiss"; a alteração foi explicada no editorial, tomando todo o espaço da "Carta ao leitor". "Se povo, sociedade, indivíduo, pessoa, liberdade, instituições, democracia, justiça, são escritas com minúscula, não há razão para escrever estado com maiúscula", justifica a revista. "É uma deformação típica mas não exclusivamente brasileira".

Veja cita os casos francês e saxão – "État" e "state", respectivamente –, afirmando que "Estado", grafado desta maneira, "simboliza uma visão de mundo distorcida, de dependência do poder central, de fé cega e irracional na força superior de um ente capaz de conduzir os destinos de cada uma das pessoas". "Grafar estado é uma pequena contribuição de Veja para a demolição da noção disfuncional de que se pode esperar tudo de um centralismo provedor", diz a "Carta". "A tentativa é refletir uma dimensão mais equilibrada da vida em sociedade".

Fonte: Redação Portal IMPRENSA

Nenhum comentário: