sexta-feira, 2 de março de 2007

"O Menino Gordinho", Helga Lira de Artiaga



A aluna da FACHA Helga enviou mensagem elogiando o texto do Filipe (ver post abaixo)e achando que o texto dela não tinha ficado bom. Aliás, já tinha dito isso, ao entregar o texto e dizer que ela não levava jeito para escrever textos de humor. Ledo engano. Gostei sim e estou publicando. E fiquei curioso para saber quem é esse Menino Gordinho. Parece título de crônica de Fernando Sabino, sô!
Belo texto, Helga.

O Menino Gordinho
Helga Lira de Artiaga

Eu já o vi ser expulso duas vezes por professores e ele continua tentando se infiltrar.

"Há quem nunca tenha tido aula nos laboratórios da FACHA, mas não há ninguém que nunca tenha ido “pesquisar” seus e-mails e sites afins. A vida acadêmica dos alunos não seria a mesma sem as visitas diárias ao centro cibernético.
Entre clicadas e “scraps” os laboratórios vão acolhendo personagens e histórias curiosas, como a do Menino Gordinho. Um garoto que quebra o silêncio dos laboratórios martelando o teclado com seus dois dedos indicadores. E o mais curioso é que ele nunca faz parte da turma que está tendo aula! Eu já o vi ser expulso duas vezes por professores e ele continua tentando se infiltrar. Perguntando-me o que tanto ele tinha para fazer no computador resolvi um dia dar uma espiadinha e eis que vejo sites de jogos de RPG, ou seja lá o que era aquilo.
Nunca tinha parado para pensar na questão laboratório como lan house, até escrever este texto. Hoje, a geração 20 vem de uma adolescência marcada pela evolução rápida e esmagadora, onde o computador está inserindo em cada um como um pingente. Cada um precisa se socializar e nada mais prático que o mundo virtual para isso. Os laboratórios deixam de ser o centro de elaboração de estudos e textos e passam a ser a sala de visita da FACHA. Aqui todos se encontram, trocam mensagens e matam o tempo, ou a aula.
O uso dos laboratórios como passatempo não só compromete as aulas, como também a conversa fiada no pátio e a tão conhecida “sueca”. O grande número de alunos acessando fez-se criar cotas de folhas para impressão. Poderiam, talvez, criar tarifas para o uso da Internet, e fazer promoções para o cliente, quer dizer, aluno que mais acessar ganhar descontos na mensalidade ou em xerox. Assim, quem sabe, o menino gordinho não viraria sócio?"

4 comentários:

Gui Liaga disse...

Po PC juro q nunca achei q vc fosse publicar! E juro também que eu não inventei a personagem, o gordinho realmente existe!!! uhauhahuahua Tomara que ele não acesse esse blog aqui...

Valeu prof., bom fds!

Helga.

Gui Liaga disse...

ahhhhhh eskeci de falar da foto!
huahuahuhuauha
putz,sem preconceitos, mas pq td gordinho se parece?!?

Filipe Cerolim disse...

uahauhauahuah
tadinho do gordinho
ele nao tem pc em casa po

helga se faz d coitada

PC Guimarães disse...

E quem é esse Gordinho, pô!?