LEITOR PRESTA MAIS ATENÇÃO ON-LINE QUE EM JORNAL IMPRESSO, DIZ ESTUDO
Na web, usuários lêem mais as notícias que interessam.
Leitores preferem informações em formatos diferentes.
Pessoas que usam a internet para ler notícias prestam mais atenção ao que estão lendo do que leitores de jornais impressos, afirma um estudo norte-americano que refuta a idéia de que internautas não lêem muito.
A pesquisa EyeTrack07, produzida pelo Poynter Institute, uma escola de jornalismo baseada na Flórida, nos Estados Unidos, descobriu que os leitores on-line lêem 77% do que escolhem, enquanto usuários de jornais impressos lêem em média 62% do conteúdo. Leitores de tablóides ficam ainda mais atrás, com índice de cerca de 57%.
Sara Quinn, diretora do projeto Poynter EyeTrack07, disse que foi a primeira vez que um grande levantamento público internacional compara diferenças entre como as pessoas lêem notícias na web e em jornais. Segundo ela, o percentual elevado de texto lido on-line deixou surpresos os pesquisadores, derrubando o mito de que na web as pessoas têm menos tempo de atenção.
"Quase dois terços dos leitores online, uma vez que escolhem um item em particular para ler, lêem todo o texto", disse Quinn durante a conferência anual da Sociedade Americana de Editores de Jornais, onde a pesquisa foi divulgada.
Chamando a atenção
O estudo testou quase 600 leitores em quatro mercados norte-americanos. Os participantes da pesquisa, que se dividem em 49% de mulheres e 51% de homens, com idades entre 18 e 60 anos, tiveram que ler a edição diárias de jornais impressos e on-line durante 30 dias. Duas pequenas câmeras foram montadas sobre o olho direito dos pesquisados para monitorar o que eles estavam lendo.
Quinn disse que um teste ainda em fase de experimentação também descobriu que as pessoas respondem corretamente mais questões sobre notícias se a informação for apresentada de maneira alternativa em relação à narrativa tradicional -- em formato de pergunta e resposta, cronologia, texto curto de canto ou lista.
"Os pesquisados prestam em média 15% mais atenção a formatos alternativos de matérias do que reportagens publicadas de maneira tradicional. Em páginas maiores, esse número sobe para 30%", afirma o estudo.
Grandes manchetes e fotos em publicações impressas são lidas em primeiro lugar, mas os leitores on-line vão primeiro para barras de navegação.
Fonte: G1
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