quarta-feira, 21 de março de 2007

Secretaria Gráfica (Capas de revistas - Veja)


Não morro de amores pela Veja atual. Mas a edição que está nas bancas e o site que está no ar mostram uma bela história das capas da Veja, ao longo de 2.000 edições. Vale a pena navegar. Um trecho do texto:

"O que faz uma grande revista? A clareza de estilo. As idéias. As fotografias. O projeto gráfico. Claro. Mas há mais. Uma viagem pelas capas das 2 000 edições de VEJA que se completam com a edição desta semana mostra que certos componentes da grandeza não podem ser produzidos por uma única geração. Uma grande revista precisa ter coração, consciência e pontos de vista francos. Precisa ter isso tudo em cada uma de suas edições durante décadas. A consistência é qualidade nobre. Por definição, ela não pode ser adquirida instantaneamente.

Desde sua criação, em setembro de 1968, VEJA vem se desenvolvendo em torno de idéias que atravessam o tempo e continuam solidamente arraigadas na corrente do melhor pensamento de nosso tempo. Em sua edição de número 523, de 1978, quando completou dez anos de vida, VEJA enfatizou os compromissos que a levaram, já um sucesso editorial confirmado, ao final de sua primeira década. VEJA se declara liberal: "Para nós, ser liberal é querer o progresso com ordem, a mudança pela evolução e a manutenção da liberdade e da iniciativa individuais como pedra angular do funcionamento da sociedade". Em sua reafirmação de princípios, a revista defendia, então, o capitalismo por acreditar que "a livre iniciativa é o meio mais eficiente para promover o progresso social (...) por ser o único sistema compatível ao mesmo tempo com uma sociedade pluralista, com as liberdades fundamentais do indivíduo, com a eficiência, com o dinamismo, com a inovação". (...)

Veja mais: http://veja.abril.com.br/210307/p_006.shtml

Um comentário:

Gui Liaga disse...

Como a gente aqui em casa assina a veja eu já tinha visto, pô achei mt legal acompanhar o desenvolvimento das capas, as fontes, as fotos. E eles publicaram praticamente as capas de tds as edições!