sábado, 16 de agosto de 2008

Blog do professor pc recomenda: livro "Stasilândia, como funcionava a polícia secreta alemã", coleção Jornalismo Literário



Da coleção "Jornalismo Literário" da Cia. das Letras. Li quase todos. Muito bons. Ainda não li esse, mas lerei em breve.

Sinopse:

A queda do muro de Berlim é talvez o fato histórico mais importante da segunda metade do século XX. “Nós somos o povo!”, lembravam os manifestantes nos protestos que, a partir de setembro de 1989, se alastraram de Leipzig para toda a República Democrática da Alemanha, contribuindo decisivamente para pôr fim a quatro décadas de reinado absoluto de um socialismo sustentado em grande parte pelo aparato policial da Stasi — a polícia secreta da ex-Alemanha Oriental. E, no entanto, quem eram aquelas pessoas? Fascinada pelo muro e pelo mundo que ele ocultava, Anna Funder foi a campo em busca desse outro lado da história. Entrevistou vítimas e algozes de um regime que construiu o mais absurdo sistema de vigilância de que se tem notícia até hoje — na ficção ou na realidade. E, dos depoimentos de ex-agentes da Stasi e de
verdadeiros heróis anônimos da chamada “revolução pacífica”, construiu uma emocionante narrativa que revela as pequenas histórias de que é feita a História.

2 comentários:

Pela Janela disse...

De tanto ouvir falar, até eu to curiosa!!!

PC Guimarães disse...

Já dei uma espiadinha. Estou acabando de ler o livro da Sônia Bridi sobre a China, depois caio nesse. Mas me parece muito bom pelas primeiras linhas. Vc viu aquele filme (foge o nome agora) sobre o tema?
pc