Minha ex-aluna gente boa Fernanda Lizardo mandou recado avisando que um jornalista cearense plagiou um de seus belos textos. Isso é baixaria. Coisa muito feia. Ainda mais pra quem se diz jornalista. A denúncia está no blog da Cooper:
http://cooper.blig.ig.com.br/ "Todo mundo sabe que não me importo que os textos deste blog (devidamente registrados na Biblioteca Nacional) sejam reproduzidos em outros locais – contanto que seja dado o devido crédito. Muitas vezes encontrei textos não creditados, mas foi só dar um toque no dono do espaço, que ele imediatamente o fez.
Dessa vez, me deparei com uma situação inédita – e um pouco chocante também...
Eis que um jornalista do Ceará, chamado Marcos Peixoto, gostou tanto de um texto daqui que resolveu reproduzi-lo. Ou quase. Além de não dar o credito, ainda mudou algumas palavras para disfarçar o plágio descarado. Talvez ele conheça bem o termo “plágio”; mas, pelo visto, desconhece o termo “contrafação”, que caracteriza a modificação de um trabalho na tentativa de ocultar seu verdadeiro autor.
Em situações normais eu não o exporia assim, porém, como jornalista – e responsável por liberações de direitos autorais, diga-se de passagem –, sinto-me profundamente ofendida por perceber que um "colega" não honra os ensinamentos da boa prática da nossa profissão.
(Interessante que no site dele consta NewsCariri by Marcos Peixoto - 2007 © Direitos Reservados)".
Nenhum comentário:
Postar um comentário