segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

José Dirceu na piauí, segundo Alberto Dines


Como faço desde o primeiro número (não tive a sorte de ler o número 0), estou lendo a revista piauí. Na semana passada, no dia em que a revista saiu, li na íntegra a bela matéria da Daniela Pinheiro com o Zé Dirceu. Uma BOMBA! Caiu no colo do PT. Imperdível. Quem ainda não leu, dê uma espiadinha no texto de Alberto Dines publicado hoje no Observatório da Imprensa.

JOSÉ DIRCEU NA PIAUÍ
Uma lição de jornalismo
Alberto Dines

(Comentário para o programa radiofônico do OI, 7/1/2008)

Quando se lê uma matéria como a da revista Piauí sobre José Dirceu percebe-se claramente a distância que separa nossa grande imprensa do bom jornalismo.

A entrevista-perfil assinada pela repórter Daniela Pinheiro é modelar: pode ser lida como uma peça devastadora contra o ex-chefe da Casa Civil ou como retrato de uma personalidade fascinante. Há nela dinamite suficiente para derrubar meia dúzia de figurões do PT e do governo, mas há também um rico material sobre a perigosa tangência entre o público e o privado, o mundo de negócios e a administração pública, tanto na esfera nacional como internacional.

"O consultor" – este é o titulo da reportagem – é ao mesmo tempo uma denúncia irrespondível e uma confissão surpreendente. José Dirceu aparece ora como uma espécie de cardeal Richelieu, ora como revolucionário arrependido ou playboy internacional.

Resposta única

Num panorama jornalístico dominado pelas posições extremadas, histéricas, debochadas e drásticas, de repente uma pausa para os meio-tons. Desta peça jornalística superior os observadores da imprensa engajada não poderão dizer que se trata de um complô da mídia contra o governo, porque a revista Piauí (com pouco mais de um ano de vida e cerca de 50 mil exemplares mensais) circula junto a um público sofisticado e muito bem informado. Por isso mesmo capaz de perceber todas as nuances de uma informação.

Resta saber por que revistas com 1 milhão de exemplares semanais ou jornais com quase meio milhão de exemplares diários não conseguem produzir este mesmo jornalismo de qualidade.

A resposta está contida em outra pergunta: e por que a grande imprensa ainda não conseguiu dar a merecida ressonância ao que está contido na matéria de Piauí?

A resposta é uma só.

Quer ler mais sobre a piauí?

piauí, uma revista sem gravata, por Lilia Diniz em 3/10/2007

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=453IMQ006

Nenhum comentário: