segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

"Uma foto dois autores?"



Meu camarada teresopolitano mandou a dica de um interessante blog do jovem (29 anos) Jornalista e RP Chris Mazzola, de Campinas, São Paulo, Brazil.
http://chrismazzola.blogspot.com/

Mazzola também trabalha com fotografia e diz que perde o seu tempo "pensando no sadismo da vida, no que não se pode pensar e no que pode-se viver (e aproveitar). Fora isso, estou dormindo, lendo e assistindo".

No blog, "pesquei" uma bela sacada que, parece, foi descoberta pela Associação dos Repórteres Fotográficos de São Paulo.

A notícia está copiada na íntegra e vale a pena ler.

"No triste episódio do incêndio do Hospital das Clínicas um fato, no mínimo curioso, ocorreu no círculo do fotojornalismo. A capa do jornal Folha de S. Paulo seria a mesma de uma das fotos editadas nas páginas internas do Jornal da Tarde? E no caso de ser de fato a mesma foto, como explicar dois autores para a mesma fotografia?

A fotografia da Folha foi atribuída a Oslaim Brito/ Folha Imagem e já a do JT foi creditado para Alberto Takaoka/ AE/ FotoRepórter. Há de se considerar que os dois jornais pertencem a grupos empresariais diferentes, eliminando a hipótese de utilização da “mesma foto” com erro de crédito. Então como explicar este fato?

Tecnicamente seria impossível dois autores para a mesma foto, a menos que ambos, num sincronismo inédito, tivessem enquadrado, focado e apertado o botão de disparo ao mesmo tempo e no mesmo ângulo. Desta forma, a dúvida permanece.

Cabe aos envolvidos explicações convincentes, pois de acordo com Código de Ética dos Jornalistas, “o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, razão pela qual ele deve pautar seu trabalho pela precisa apuração e pela sua correta divulgação.” E “assumir a responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado” é um fato gravíssimo. Cabe também explicações por parte dos jornais Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde, de como essa incrível “coincidência” ocorreu.

Em se confirmando qualquer tipo de fraude, a ARFOC-SP irá encaminhar as denúncias para comissão de Ética do Sindicato do Jornalista Profissionais no Estado de São Paulo, assim como tomar a medidas de âmbito interno".

FONTE: ARFOC - Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo.
http://www.arfoc-sp.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=543&Itemid=70

Nenhum comentário: