segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

A pressa passa e a m... fica


Gol contra
Mário Magalhães
A Folha trombeteou na capa do caderno "Veículos 2" do domingo: "Fotos exclusivas mostram a "cara" do Gol G5". Sob a manchete, uma imagem do carro indo e outra vindo.
As fotografias não eram exclusivas. Nem aquelas eram a "cara" e a traseira da nova geração do modelo anunciado.

Um leitor atento me informou sobre a veiculação das imagens na internet desde outubro. Avisei a Redação.

Na quarta, saiu "Erramos" esclarecendo que, segundo a montadora, as fotos eram "um desenho sobre como seria o novo Polo" -não o Gol.
Insisti na crítica diária no reconhecimento do falso ineditismo. Na quinta, novo "Erramos" completou a correção.
A Redação conta que recebeu o material, reservadamente, de uma fonte. A busca das fotos na internet, para checar a exclusividade, foi malfeita (é fácil encontrá-las).

Perguntei por que não se consultou antes a Volks. Resposta: "Não seria suficiente para evitar o erro. Nenhum veículo da imprensa especializada em automóveis consulta as montadoras antes de publicar segredo da indústria, pois o papel da assessoria, historicamente, é o de sempre negar todo projeto de novos carros".

"E por um motivo simples: se a imprensa divulga fotos de uma nova versão de um modelo que já esteja sendo vendido (o novo Gol será lançado em junho), as vendas do atual despencam. O consumidor não compraria um carro zero-quilômetro que mudará em pouco tempo, pois, além de perder o "fator novidade", teria um carro ainda mais desvalorizado na hora da revenda."

Nenhum comentário: