domingo, 27 de janeiro de 2008

Site cria "webjornal" com hits da semana

Está no caderno Ilustrada da Folha de S. paulo de hoje.

Site cria "webjornal" com hits da semana
The Digg Reel, derivado do popular agregador de notícias Digg.com, é telejornal on-line que reúne vídeos mais vistos
Edições, de tom puxado para o humor, entram no ar às quartas-feiras com videonotícias escolhidas e comentadas por internautas

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL


Manter-se atualizado sobre os últimos hits da internet é algo que tem se tornado tão importante quanto difícil, dada a profusão de sites, vídeos e histórias que brotam diariamente.

Se você é dos que gostam de saber das novidades enquanto elas ainda estão quentes, mas não tem tempo de abrir todos os links que lhe mandam por e-mail (ou de vagar por sites como o YouTube), vai apreciar o "webjornal" The Digg Reel.

Um subproduto do hiperpopular www.digg.com -mistura de blog, rede social e site de notícias em que tudo é submetido e votado pelos internautas-, o www.thediggreel.com estreou há duas semanas com o formato de telejornal.

Apresentado pela engraçadinha Jessica Corbin, o "webjornal" destaca os vídeos da internet mais assistidos pela comunidade do Digg.

A proposta é apresentar entre sete e dez vídeos por semana, em ordem crescente de número de votos recebidos, com as edições entrando on-line às quartas-feiras.
Há também a promessa de alguns "por trás da cena", para mostrar como os vídeos mais populares foram feitos -mas, pelo menos até a segunda edição, a idéia ainda não havia sido posta em prática.

Comentários na tela
A semelhança com os telejornais também aparece (infelizmente) no estorvo que são os comerciais -aqui, inseridos no meio da apresentação.
Há diferenças notáveis, no entanto, a começar pelo fato de que as videonotícias são, invariavelmente, escolhidas pelos internautas.
A interação característica da internet também aparece com a inserção, após cada vídeo, de alguns dos comentários deixados pelo público no site.
Analisando as duas primeiras edições, nota-se que o tom é puxado para o humor, não apenas nos vídeos mais assistidos mas também na apresentação de Corbin e nos comentários selecionados para aparecerem.
Com a proximidade das eleições presidenciais norte-americanas, os vídeos de temática política, como o do apresentador John Stewart debochando da mídia e de Hillary Clinton, um dos mais vistos das primeiras edições, certamente surgirão com mais regularidade. E o Digg Reel será uma boa biruta para indicar em que direção sopram os ventos da internet.

Nenhum comentário: