quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Aula - Documentação (Dica pra VA)

Alunas e alunos:
Eis um exemplo de carta, publicada na Folha de hoje, que pode ser avaliada no trabalho de VA que pedi ontem (22/08). O leitor, como vocês podem comprovar, não é fanático nem histérico contra governos ou pessoas. Faz, na minha opinião, uma análise isenta. Sugiro aos alunos da turma que passem a ficar atentos diariamente às seções de cartas, conforme conversamos ontem. Vou dar dicas aqui no blog e em sala de aula.

Resolver problemas
"A pesquisa Datafolha publicada em 5/8 mostrou que o governo Lula é considerado regular/bom por 84% dos brasileiros, revelando que a crise aérea e o acidente com o avião da TAM não afetaram a sua aprovação.
A explicação, para mim, é que o povo ainda é ignorante, mas não é mais bobo, e já percebeu que essas crises não são responsabilidade de um único governo. Se quisermos resolver problemas e acabar com crises, temos que fazer uma análise circunstancial dos fatos em vez de procurar culpados ou bodes expiatórios. (GRIFO MEU).
Na mesma edição, a Folha mostrou que cerca de 3.000 pessoas saíram às ruas em todo o país para protestar contra o governo. Essas pessoas têm o legítimo direito de se manifestar, mas, em lugar de pedir a saída de um presidente legitimamente eleito -que tem prestígio com o povo-, não seria melhor que levantassem propostas concretas para defender num movimento?
Vejo da mesma forma a campanha "Cansei". Melhor faria a OAB se, em vez de lançar tal campanha, analisasse a questão da legislação e da corrupção no Brasil e fizesse as propostas necessárias para diminuir tanto a corrupção como a impunidade.
Penso se não é chegada a hora de termos uma nova constituinte, mas fora do Congresso. Nela, os partidos teriam representantes, mas a sua maior força viria da sociedade -cidadãos, representantes de entidades, associações e sindicatos.
Essa constituinte poderia apenas tratar da reforma política e criar condições rigorosas para inibir a corrupção, para acabar com essa podridão que está aí e para dar esperança ao povo de ter um país melhor."
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO (Campinas, SP)

2 comentários:

Fernanda Franco disse...

Oi PC,
ainda não entendi o que vc quer na VA. Tô confusa,rs.
Abs,
Fernanda Franco

PC Guimarães disse...

Fernanda
Volto a falar sobre o assunto na próxima aula. Como é um trabalho inédito, é natural que as pessoas fiquem confusas. Mas hoje estava olhando as cartas publicadas na revista piaui, que são hilárias, e que também podem fazer parte do trabalho. Dê uma olhada na revista. E voltamos a falar. OK?