sexta-feira, 3 de agosto de 2007

"Jornalismo: unindo teoria à prática", Ernesto Rodrigues


Pesquisando a foto do Ernesto Rodrigues para publicar no posto abaixo, sobre o livro "Jogo Duro", descobri essa interessante entrevista do colega jornalista e professor publicada no site da PUC.

"Enfocar a prática jornalística e fazer uma ponte entre a técnica desenvolvida nas redações das TVs e a teoria ensinada na faculdade de comunicação são duas entre as principais propostas de No próximo bloco... O jornalismo brasileiro na TV e na internet ( Editora PUC-Rio/ Edições Loyola). Para realizá-las, Ernesto Rodrigues – jornalista com experiência nas mídias impressa e televisiva, além de professor do curso de jornalismo da PUC-Rio e escritor – escalou, juntamente com a Editora PUC-Rio, uma equipe de renomados jornalistas a fim de explorar temas como o impacto da tecnologia nas redações, o verdadeiro cotidiano de um correspondente internacional, o corre-corre do repórter de TV, as preocupações de um editor de imagem e os inesperados acontecimentos da cobertura ao vivo de eventos esportivos, entre outros.

Ao organizar a obra, Ernesto – que ocupou importantes posições na TV brasileira, como o cargo de editor do Jornal Nacional – procurou, como ele mesmo afirma, apresentar ao estudante e ao público em geral um panorama do que vem sendo feito dentro das redações, tudo explicado com linguagem acessível e objetiva.

Nesta entrevista exclusiva à equipe da Editora PUC-Rio, Ernesto Rodrigues enriquece a discussão com um depoimento sincero e instigante sobre o ofício de jornalista na atualidade, o ensino de jornalismo no Brasil, as perspectivas de atuação desse profissional em um futuro próximo e ainda critica aqueles que vêem a televisão como um “mal necessário”.

Quem quiser ler a íntegra da entrevista, é só clicar:
http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.puc-rio.br/noticias/editorapucrio/imagens/aut_entrev_edpuc_ernesto_rodrigues1.jpg&imgrefurl=http://www.puc-rio.br/noticias/editorapucrio/autores/autores_entrevistas_ernesto_rodrigues.html&h=400&w=284&sz=98&hl=pt-BR&start=1&tbnid=UiGMW0Mrxu9YvM:&tbnh=124&tbnw=88&prev=/images%3Fq%3Dernesto%2Brodrigues%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

2 comentários:

Filipe Cerolim disse...

Atenção PC
o nome do livro não é Jogo Duro???

PC Guimarães disse...

Tem toda a razão, Filipe. Já corrigi. E já estou lendo o livro. Muito bom, apesar das críticas do Kfoury. O Ernesto escreve muito. Juro que se você se comportar direitinho, o Botafogo empresta o Engenhão para o Flamengo jogar contra os times pequenos.