segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Você tem olhado por onde pisa? Digo, clica



E a polêmica campanha do Estadão paulista "contra" os blogueiros? Vale refletir. Vejam uma das peças da campanha e o "contra anúncio" produzido pelo blog "Banda Podre". Leiam também o artigo do Carlos Castilho, publicado no "Observatório da Imprensa":

Estadão ironiza blogs tentando obter credibilidade
Carlos Castilho
O jornal O Estado de S.Paulo resolveu ironizar os weblogs na tentativa de mostrar que eles não merecem ser levados a sério, numa campanha onde o alvo indireto é o fortalecimento da credibilidade do veterano órgão da elite quatrocentona de São Paulo.

A iniciativa revela mais as preocupações do Estadão do que as debilidades dos weblogs em matéria de confiabilidade e exatidão das informações que publicam. Se o jornal quisesse mesmo prestar um serviço ao público teria enfatizado a necessidade de um posicionamento crítico, em vez de uma inútil tentativa de desqualificar um canal de comunicação adotado hoje por quase 70 milhões de pessoas em todo mundo, inclusive pela maioria dos jornais. Os blogs não estão acima de qualquer suspeita em matéria de veracidade das informações que publicam. Muito menos jornais, como o Estadão, porque é crescente a consciência de que o conteúdo de todos os veículos de comunicação deve ser visto de forma crítica, o que não significa hostilidade e nem desconfiança.

A desastrada campanha publicitária do Estadão provocou a reação imediata da comunidade de blogueiros. Alguns deles chegaram a pegar pesado, como o Banda Podre, que usou o episódio Pimenta Neves, que nada tem a ver com a questão da credibilidade do jornal.

A realidade contemporânea se tornou demasiado complexa para ser condensada nas páginas de um jornal, revistas, no noticiário radiofônico ou nos telejornais. Em vez de se preocupar em desacreditar concorrentes ou blogs, o Estadão deveria começar pelo próprio quintal, porque só assim ele poderia mostrar o caminho para busca de solução de um problema que é um desafio para toda a imprensa e também para os blogs.

A questão da credibilidade nos meios de comunicação é muito mais séria do que as piadinhas dos spots publicitários do Estadão. Ela não vai ser resolvida com ironias, que servem apenas para mostrar a falta de informação do jornal sobre a complexidade da comunicação contemporânea.

O Jornal de Debates está com o debate "Você olha por onde clica?". Quem quiser participar é bem-vindo:http://www.jornaldedebates.ig.com.br/

Uma observação: o que os publicitários têm contra as pessoas que se chamam BRUNO? Além daquele anúncio que mostra um rapaz que se chama Bruno sendo sacaneado por um "malandrinho" numa escola, agora chamam os "Brunos" de macacos. Alô alô "Brunos" de todo o mundo está na hora de procurar o Conar.

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