segunda-feira, 27 de agosto de 2007

O Jornalismo Gonzo de Hunter Thopmson


Salvo pelo gonzo
Os EUA alucinados e a rebordosa que solapou a utopia hippie
CARLOS MINUANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um fim de semana em Las Vegas com tudo pago para escrever uma reportagem sobre um off-road de motos é bacana, claro. Mas até aí nenhuma novidade, certo? Errado. Ao menos no caso do jornalista Hunter S. Thompson [1937-2005], o célebre criador do jornalismo gonzo -estilo alucinado de narrativa jornalística onde reportagem e repórter se misturam.
Ao lado de seu amigo, o infame advogado chicano Oscar Acosta, Thompson (sob o pseudônimo de Raoul Duke) parte a 180 km/h em um conversível alugado pelo deserto rumo a tal corrida. Detalhe: na bagagem, um estoque interminável com todos os tipos de drogas, compradas com o adiantamento pago pela matéria.
A reportagem acabou não saindo. Ao que consta, Thompson não ficou nem sabendo quem ganhou a competição. Preferiu fazer um mergulho chapado em busca do tal sonho (ou pesadelo) americano. O resultado da viagem bizarra e divertida está no clássico escrito em 1971, que acaba de ser relançado no Brasil, "Medo e Delírio em Las Vegas".
Publicado originalmente em capítulos na revista americana "Rolling Stone", a aventura lisérgica também foi parar no cinema, em 1998, sob a direção de Terry Gilliam, com Johnny Depp no papel do gonzo.
Semelhante ao que fizeram figuras como Robert Crumb (nos quadrinhos), Charles Bukowski e William Burroughs (na literatura), Thompson, ao inventar seu próprio método jornalístico, revelou outra América, intensa e vibrante.
Sua viagem começou em 1965, após uma temporada com a gangue de motoqueiros Hell's Angels -que resultou em um livro e numa grande surra.
Em 20 de fevereiro de 2005, já recluso e com problemas de saúde, Thompson suicidou-se com um tiro na cabeça, aos 67, em seu sitio em Aspen (EUA).
Seis meses depois, suas cinzas foram lançadas no céu a partir de um foguete, em uma homenagem bancada pelo amigo de baladas Johnny Depp. No som rolava "Mr. Tambourine Man", de Bob Dylan, uma das preferidas do gonzo.

--------------------------------------------------------------------------------
MEDO E DELÍRIO EM LAS VEGAS
Hunter Thompson
Editora Conrad
R$ 36 (224 págs.)

Fonte: Folhateen

Nenhum comentário: