segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Escrever é fácil: você começa com maiúscula e termina com ponto

Bela reflexão do Maurício Menezes sobre palavras e expressões da moda. E ele não falou naquele maldito "eu, enquanto alguma coisa...". "Eu enquanto alguma coisa" é a pinceleta, como diria meu saudoso pai. E os acadêmicos com a mania de escrever "com efeito? Com efeito pra mim são os chutes do Dodô. E, "a nível de...", tem coisas piores.


Modismo nas letras
Maurício Menezes

Poucas coisas são mais desagradáveis do que as palavras da moda. Agora a moda é falar em "agregar valores". Outro dia desses eu estive na Federação das Indústrias, para ouvir uma entrevista do secretário Nacional de Segurança e contei: ele falou 4 vezes no interesse do governo federal em "agregar valores". Como eu só estava ali para ouvir, resolvi não perguntar a ele o que quer dizer isso.

Há algum tempo o negócio da moda era "resgatar a cidadania". Faziam até congressos com temas "As eleições de outubro: resgatando a cidadania". Mas teve uma época também em que a moda era falar em "posicionar". O locutor gritava: "a bola entrou porque o goleiro estava mal posicionado!" No início da corrida: "os carros já estão posicionados..."

Mais recentemente, a coisa partiu para "disponibilizar". Estavam sempre falando em "disponibilizar isso ou aquilo. Ninguém mais pedia convite para o teatro. Pediam para "disponibilizar" os convites.

Escrever é a arte da simplicidade. Ruy Barbosa dizia que "escrever é cortar palavras". É sempre bom seguir os conselhos do baiano. Quanto menos palavras usarmos para expressar alguma coisa, melhor.

É sinal de que conseguimos nos comunicar bem. Escrever bem não é escrever difícil. Procurem uma frase de Castro Alves, em O Navio Negreiros, ou uma de Chico Buarque ou mesmo numa letra de alguma música de Zeca Pagodinho: "descobri que te amo demais... descobri em você minha paz".

São 10 palavras que exprimem de forma magistral o sentimento máximo que uma pessoa pode ter pela outra e o que esse sentimento provoca. Agora, imaginem vocês essa frase mais ou menos assim: "Descobri que disponibilizei o meu amor por você...Estou posicionado para te amar e com totais condições de agregar valores para encontrar a paz..."

2 comentários:

Aldo Menezes disse...

Adorei o texto. Parabéns!

PC Guimarães disse...

Aldo: em nome do Maurício, agradeço o elogio. E obrigado pela visita e comentário. Volte sempre. Seja bem-vindo.