sábado, 13 de dezembro de 2008

O futuro dos jornais: "Murdoch exala otimismo sobre jornal no século XXI": "Obama marca guinada de empresário"

Obama marca guinada de empresário
DA REDAÇÃO (Folha de S. Paulo)

A única coisa que atrai a atenção de Rupert Murdoch tanto quanto o mundo dos jornais, dizem auxiliares, é a política. Até recentemente, seus veículos reproduziam a posição conservadora do chefe, mas isso vem mudando nos últimos tempos.
O "Times" de Londres apoiou os trabalhistas nas eleições de 2005; o "New York Post" anunciou apoio a John McCain, mas fez cobertura efusiva da vitória de Barack Obama nos EUA.

Michael Wolff, autor de um livro sobre Murdoch, tenta explicar a guinada do empresário: "É um caso de "isso é o que você deveria fazer para estar mais de acordo com o que os leitores querem e o zeitgeist'", disse ele ao "New York Times".
Wolff conta que Murdoch o instou a votar em Obama nas primárias democratas, pois sua vitória "venderia mais jornais".

Elisabeth, filha do empresário, chegou a organizar um evento para arrecadar fundos para o democrata. Murdoch não foi tão longe, mas orientou a Fox News a adotar tom mais moderado na cobertura das eleições -embora a emissora tenha se mantido muito mais pró-republicana do que as concorrentes.

"Rupert encontrou Obama e ficou muito impressionado com seu intelecto e sua habilidade para inspirar", disse ao "New York Times" Gary Ginsberg, vice-presidente da News Corporation.

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