terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Seminário sobre Jornalismo Cultural. Em São Paulo

Deu hoje no caderno "ILustrada" da Folha. Pena que vai ser em Sampa. Ah se eu pudesse ir!

Seminário discute o jornalismo cultural
De amanhã a sexta, Itaú Cultural recebe personalidades ligadas à imprensa de cultura do Brasil e do exterior

O jornalismo cultural e suas formas - das grandes reportagens nos moldes da revista "The New Yorker" aos drops de notícias que proliferam nos blogs - são temas do 2º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural, no Itaú Cultural, em São Paulo.

Com curadoria de Cassiano Elek Machado, diretor editorial da Cosac Naify, 21 nomes ligados à imprensa de cultura no Brasil e no exterior participam de amanhã a sexta (veja programação ao lado) dos debates que encerram a edição 2007/2008 do Rumos Jornalismo Cultural.

No evento, serão lançados a revista ":singular", produzida por estudantes de jornalismo selecionados pelo programa, e um mapeamento do ensino de jornalismo cultural, realizado por professores. Das questões levantadas nestes dois anos saíram as bases do ciclo.

"São discussões que estão fora do dia-a-dia da escola e que também interessam ao profissional e ao público", afirma Claudiney Ferreira, gerente de diálogos do Itaú Cultural.

Machado buscou reunir personalidades que "pensam e fazem a cultura". "Fiz um roteiro com jornalistas e pessoas de outras áreas. Como estudante, sentia falta de acesso a pessoas que fossem além da seqüência infinita de reflexões sobre a teoria da comunicação", diz.

Entre esses "pensadores e fazedores", estão o sociólogo José de Souza Martins e o historiador Nicolau Sevcenko. Eles abrem o ciclo amanhã, às 17h30, na mesa "O Olhar Cultural", sobre a atuação de nomes de outras áreas do mundo acadêmico na imprensa cultural.

Narrativas longas e formas não-ortodoxas de contar histórias têm destaque em duas mesas. A primeira é "Jornalismo de Fôlego", com o cineasta Eduardo Coutinho, diretor de documentários como "Edifício Master" (2002); o cineasta e jornalista João Moreira Salles, criador da revista "Piauí"; e o jornalista Otavio Frias Filho, diretor de Redação da Folha e autor do livro de reportagens-ensaios "Queda Livre - Ensaios de Risco" (Cia. das Letras).

Na outra, "Novo Novo Jornalismo", o peruano Julio Villanueva Chang, da revista "Etiqueta Negra", e o americano Andrew Leland, da "The Believer", debatem a liberdade narrativa como alternativa a um jornalismo que se depara com a realidade da internet.

As mesas "Casos Crônicos" e "Palavras Cruzadas" debatem, respectivamente, as crônicas e a internet. Esta terá participação, por telefone, da cubana Yoani Sánchez, que venceu o prêmio internacional The Bobs com o Generación Y (desdecuba.com/generaciony).

O psicanalista Contardo Calligaris, colunista da Folha, e o antropólogo Roberto DaMatta, de "O Estado de S. Paulo" e "O Globo", falam, em "Problemas de Coluna", sobre a experiência de pensar reflexões originais sobre questões atuais.

Nenhum comentário: