segunda-feira, 16 de julho de 2007

Dica de livro: pra quem gosta da revista Caros Amigos


Ainda não li. É de 2004. Vou comprar. Mas parece interessante. Ver abaixo "resenha" no Observatório da Imprensa.

CAROS AMIGOS
Livro conta a história da revista

O livro "Caros Amigos e o resgate da imprensa alternativa no Brasil", escrito pelo jornalista e professor universitário Francisco Bicudo (Editora Annablume) apresenta uma primeira fotografia da revista Caros Amigos. Identifica na publicação os elementos e características que permitem afirmar que se trata de uma nova proposta e representante da imprensa alternativa brasileira, que consagra a prática de um jornalismo preocupado com o sentido público da informação. A publicação procura recuperar a prática da grande reportagem, vivida intensamente em outros tempos pela imprensa brasileira, principalmente durante os anos 1960. Aproxima-se, assim, do jornalismo interpretativo, também conhecido como jornalismo literário. Trata-se de um gênero que consagra as narrativas contextualizadas, os textos autorais, a apuração bem feita, o uso de personagens e diálogos, a descrição de cenas, a ambientação, os fluxos de consciência e dramas interiores, a observação participante, as entrevistas-diálogos e a busca das razões e das conseqüências, dentre outros elementos.

O livro discute ainda a entrevista jornalística e tenta compreender as maneiras como Caros Amigos concretiza essa prática. Feitas todas as contas, é possível afirmar que a revista exercita um jornalismo que se preocupa, essencialmente, com o direito à informação, a realidade complexa, o debate plural de idéias e versões, os valores dos direitos humanos e da justiça social. É um jornalismo que se preocupa, acima de tudo, com a ética e cotidiana construção da cidadania.

Francisco Bicudo é formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), especialista em Política Internacional pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo (FESP/SP) e mestre em Ciências da Comunicação também pela ECA/USP. É professor do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi, onde ministra as disciplinas Teoria do Jornalismo, Ética e Legislação do Jornalismo e Jornalismo Interpretativo. Colabora com a revista Pesquisa Fapesp e com o site do Sindicato dos Professores de São Paulo (SINPRO-SP).

Nenhum comentário: